procure arquivos aqui

de um curti

sexta-feira, 16 de março de 2012


10  ALIMENTOS  PARA  VIVER  MAIS
Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios.
AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.

Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.

Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.

Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).
MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.

Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.

Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).
SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).
TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.
VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.

Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.


OS 10 MAIORES MITOS SOBRE CERVEJA
  1. Cerveja normal ou light - As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um Restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light.
  2. Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém - Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.
  3. A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente - pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema.
  4. As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais - Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool.
  5. A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor - O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras excessões, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação.
  6. A cerveja não deveria ser amarga - O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer.
  7. As melhores cervejas estão nas garrafas verdes - as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local.
  8. As cervejas da Tailândia contêm formaldeído - Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbados com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura.
  9. A cerveja Corona é urina mexicana - Durante a década de ‘80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas destinadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica - sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país!
  10. Mulheres não gostam de cerveja - Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher agüenta beber muito mais do que o homem.


POR  QUE  A  COCA COLA  TE  FAZ ALEGRE?
Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.
10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.
Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.




PROPRIEDADES  TERAPÊUTICAS  DAS FRUTAS
Pêra
A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.
Banana
Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica.
Abacate
Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
Melão
Alimento rico em vitaminas A, possui também todo o complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo. Possui alto conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.
Melancia
Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer, a melancia é uma das frutas mais ricas em vitaminas vendidas no Brasil: vitaminas A, C, B1 (tiamina) , B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.
Abacaxi
Fruta típica de países tropicais, é rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina em sua composição (uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.
Curiosidades sobre frutas e suas indicações:
Fruta
Valor Nutritivo
Ação Terapêutica
Origem
Predominante
Maracujá
Grande quantidade
de vitamina C
Calmante e atua contra
diarréia, tosse e úlceras
América
Tropical
Dezembro a
Agosto
Manga
Rica em vitaminas A , C e complexo B
Digestiva. Usada contra bronquite.
Ásia
Outubro a Março
Laranja
Alto teor de vitamina A ,C, complexo B, ferro e hidrato de carbono.
Previne gripes e resfriados. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos
Sul da China
Maio a Novembro
Banana
Rica em hidratos de carbono, sais minerais e mais vitaminas A, B1 e B2
Age contra diarréia e erisipela. Polpa trata inflamações
Sudeste Asiático
Setembro a Março (Pacovan). Julho a Abril (Comprida)
Mamão
Contém vitaminas A e C, proteínas e sais minerais
Ajuda na função digestiva do organismo
América Tropical
Setembro a Junho
Maçã
Rica em vitaminas e sais minerais.
Atua contra diarréia e reumatismo. Fibra reduz o colesterol
Europa e Ásia
Fevereiro a Setembro
Limão
Rica em vitamina C.
Anti-gripal. Atua contra a acidez gástrica, acne, afta e enxaqueca.
Índia
Agosto a Janeiro
Fonte: Embrapa/Ceagepe
Propriedades medicinais de algumas frutas
Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza. Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais. 
O poder medicinal das frutas é caracterizado para cada espécie. Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais
  • ABACATE - É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
  • ABACAXI - Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
  • ABIU - Combate as afecções das vias respiratórias.
  • AMEIXA - É purgativa, depurativa.
  • AMÊNDOA - É eficaz contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
  • ARAÇA - É calmante.
  • AZEITONA - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
  • BANANA - Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.
  • CAMBUCÁ - É bom para o estômago.
  • CAQUI - É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
  • CASTANHA - É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
  • CEREJA - É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
  • COCO - É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil nas inflamações intestinais.
  • FIGO - Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.
  • FRUTA-DO-CONDE - É estimulante do apetite.
  • JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
  • GOIABA - Combate a diarréia e os tumores.
  • GRUMIXAMA - É estimulante do apetite, reanimadora.
  • JABUTICABA - É estimulante do apetite, reanimadora.
  • LARANJA - Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.
  • LIMA - É acalinizante e combate a falta da vitamina .
  • LIMÃO - O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
Acre: vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus
Alagoas: o nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano.
Amazonas: nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio. Para Lokotsch, vem de amasuru, que significa águias retumbantes.
Bahia: o nome foi dado pelos descobridores em função de sua grande enseada.
Ceará: vem de siará, canto da jandaia, uma espécie de papagaio.
Espírito Santo: denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo
Goiás: do tupi, gwa ya, nome dos índios guaiás, gente semelhante, igual.
Maranhão: Do tupi, mba’ra, mar, e nã, corrente, rio que semelha o mar, primeiro nome dado ao rio Amazonas.
Mato Grosso: o nome designa uma região com margens cobertas de espessas florestas, segundo antigos documentos.
Minas Gerais: o nome deve-se às muitas minas de ouro espalhadas por quase todo o estado.
Pará: do tupi, pa’ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas, engrossado pelas águas do Tocantins.
Paraíba: do tupi, pa’ra, rio, e a’iba, ruim, impraticável.
Paraná: do guarani pa’ra, mar, e nã, semelhante, rio grande, semelhante ao mar.
Pernambuco: do tupi, para’nã, rio caudaloso, e pu’ka, gerúndio de pug., rebentar, estourar. Relativo ao furo ou entrada formado pela junção dos rios Beberibe e Capibaribe.
Piauí: do tupi, pi’au, piau, nome genérico de vários peixes nordestinos. Piauí é o rio dos piaus.
Rio de Janeiro: o nome deve-se a um equívoco: Martim Afonso de Souza descobriu a enseada a 1º de janeiro de 1532 e a confundiu com um grande rio.
Rio Grande do Norte: derivado do rio Potengi, em oposição a algum rio pequeno, próximo, ou ao estado do Sul.
Rio Grande do Sul: vem do canal que liga a lagoa dos Patos ao oceano.
Rondônia: o nome do estado é uma homenagem ao marechal Rondon.
Santa Catarina: nome dado por Francisco Dias Velho a uma igreja construída no local sob a invocação daquela santa.
São Paulo: denominação da igreja construída ali, pelos jesuítas, em 1554 e inaugurada a 25 de janeiro, dia da conversão do santo.
Sergipe: do tupi, si’ri ü pe, no rio dos siris, primitivo nome do rio junto à barra da capitania.
Tocantins: nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano.




Você sabia que...
... a África do Sul é o maior produtor de ouro do mundo; mais desse metal valioso é minerado em suas terras do que em qualquer parte do mundo.
... a antropofagia realizada entre os índios brasileiros, tinha razões quase religiosas: para eles, quem devorava um inimigo valente e corajoso, adquire com a carne digerida, as qualidades do morto.
... a Arábia Saudita produz mais petróleo do que qualquer outro país do mundo.
... a Bahia é maior que a Espanha; o Acre maior que a Grécia; o Maranhão maior que a Inglaterra, Minas Gerais maior que a Polônia e Goiás maior que a Suécia.
... a baia do Rio de Janeiro, foi descoberta em 1º de janeiro de 1501, por André Gonçalves.
... a baleia azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 26 metros e pesar mais de 150 toneladas.
... a baleia orca pode atingir até 55Km/h.
... a cartografia, data da pré-história, quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca.
... a cor da água do mar é sempre transparente; embora por vezes se apresente azul, verde ou cinza. A cor muda de acordo com as nuvens do céu que se reflete nele, e também depende da cor da terra ou das algas transportadas em suas águas.
... a cordilheira dos Andes é o maciço montanhoso mais comprido do planeta Terra; com seus picos muito elevados, estende-se ao longo do continente por mais de 7.240Km.
... a corte portuguesa ocupou 36 navios, e na manhã do dia 29 de novembro de 1807, levando mais de 80 mil contos de réis, metade dos cofres portugueses, parte para o Brasil.
... a cultura da cana de açúcar no Brasil, teve início em Pernambuco e em São Vicente.
... a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios; é hoje a conhecida Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
... a Estátua da Liberdade, ergue-se altaneira na baia de Nova York; foi dada aos Estados Unidos pela França em 1886, como um símbolo de amizade entre os dois países.
... a famosa escultura de Rodin, "O Pensador", era para retratar o poeta Dante, e não a figura de um homem pensando.
... a geografia do Rio de Janeiro ia da Tijuca e São Cristóvão, onde a família real, passou a morar, até a Lapa.
... a Geografia, considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de História Natural ou Filosofia Natural.
... a gestação do elefante dura 21 meses.
... a girafa tem um pescoço tão comprido que consegue comer comida que está lá no alto das árvores, onde os outros animais não alcançam; sua pele pintada serve para se disfarçar no meio das folhas e sombras.
... a gíria "boko-moko", na década de 60-70, significava pessoa que não sabia se comportar em qualquer situação.
... a grande muralha, com suas ramificações, se estende por cerca de 6.400Km, é tão grande que pode ser observada do espaço. Foi construída há muito tempo para proteger a fronteira da China contra seus inimigos.
... a Guerra dos Mascates, em meados de 1711, foi travada entre os comerciantes brasileiros de Recife e os senhores de engenho, portugueses de Olinda.
... a guerra mais rápida da história durou 37 minutos, entre a Inglaterra e Zanzibar, em 1896, por causa de uma partida de criquete. Uma esquadra inglesa ancorou no porto de Zanzibar para assistir a partida. O sultão não gostou e mandou que o único navio atacasse os intrusos. Os ingleses rapidamente afundaram o navio e destruíram o palácio, matando aproximadamente 500 soldados. O sultão se rendeu e fugiu.
... a Inconfidência Mineira surgiu como o movimento da elite mineira contra a tentativa da retirada de 6 toneladas de ouro do Brasil – a derrama.
... a incrível grande barreira de coral tem mais de 1.900Km de comprimentos. Suas formas rochosas são feitas dos corpos de milhões de minúsculos animaizinhos de corais; nesta colônia vivem milhares de espécies de peixes.
... a Índia, a China e o Sri Lanka são os maiores produtores mundiais de chá. Os colhedores de chá catam as folhas com a mão, uma a uma para garantir a boa qualidade do produto.
... a inscrição na bandeira dos Inconfidentes, antes Liberdade que tardia, era de autoria de Alvarenga Peixoto.
... a língua portuguesa foi a primeira utilizada como língua oficial nas áreas da cana de açúcar.
... a Lua tem cor de chocolate e sua superfície é composta somente de rochas e pedras. As crateras no solo da Lua, se originaram pela queda de cometas e meteoros.
... a maior concentração populacional do planeta fica na cidade do México, com mais de 22 milhões de pessoas.
... a maior fissura do planeta Terra, ou seja, o vale da grande fenda, é tão grande, que os astronautas conseguem vê-lo da lua.
... a maior parte da borracha natural é produzida na Malásia. È feita com uma resina branca chamada de látex, da seringueira. Hoje em dia, já se industrializa, formando assim a borracha sintética.
... a maioria das artes marciais vem da China, do Japão e da Coréia. Essas artes como o caratê, ensinam movimentos a serem usados em defesa pessoal.
... a maioria dos bailarinos, artistas, escritores e músicos famosos mundialmente, tem como sua terra natal, os países do Continente Europeu.
... a mais conhecida organização ambientalista do mundo, Greenpeace, foi criada em 1971, por grupos de pacifistas americanos e canadenses.
... a margherita, foi a primeira pizza redonda feita, e foi enfeitada com as cores da bandeira da Itália: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate ( vermelho); como foi servida a Rainha Italiana Margherita, daí a origem do nome.
... a montanha mais alta do mundo; o Monte Everest, com seu pico a 8,848 quilômetros acima do nível do mar, se fosse colocado na parte mais profunda do Oceano Pacífico, ele ficaria completamente coberto por mais 800 metros de água salgada. Em outras palavras; o oceano nesse ponto, tem mais de 9,6 quilômetros de profundidade !
... a moradia da família Real no Rio de Janeiro, era o palácio da Quinta da Boa Vista; hoje museu.
... a Muralha da China, é o único monumento da Terra, que pode ser visto a olho nu da Lua. Tem 2450 Km de extensão e vai da China até a Mongólia.
... a ópera "O Barbeiro de Sevilha", foi escrita em menos de duas semanas.
... a Opera de Sidney uma construção parecida com uma concha fica na baía de Sidney; considerada por muitos arquitetos como uma das mais belas estruturas construídas neste século.
... a palavra Cristão, aparece apenas três vezes na Bíblia.
... a palavra tamoio, significa mais velho, em Tupi.
... a partir de 1860, surgem na literatura brasileira, temas políticos e sociais, como O Navio Negreiro de Castro Alves.
... a pipoca surgiu através dos índios norte americanos, que começaram a faze-la com a espiga inteira colocada em um espeto e levada ao fogo.
... a polícia do Canadá costumava viajar acavalo; por isso, chamadas de polícia montada até hoje, embora agora a maioria dos policiais dirijam carros.
... a Polônia é uma das áreas mais ricas do mundo em mineração de carvão; e que muitos europeus usam o carvão para aquecer suas casas e prédios.
... a primeira constituição do Brasil foi promulgada em 1824, com a criação do Quarto Poder, o Poder Moderado, que emprestava maiores poderes a D. Pedro
... a primeira medida de D. João VI no Brasil, foi a abertura dos portos às nações amigas, no dia 28 de janeiro de 1808, em Salvador.
... a primeira mulher da história a usar meias de seda tricotada, foi a inglesa Elizabete I.
... a raflésia, a maior flor, pode chegar a atingir um metro de diâmetro.
... a sensibilidade dos olhos à luz, se deve a pigmentos na retina e com a dilatação da pupila, nada tem a ver com a pigmentação da íris.
... a Suíça fabrica um dos chocolates mais deliciosos e cremosos do mundo.
... a torre inclinada de Pisa fica a cada ano mais inclinada; para que ela não acabasse caindo, cientistas encheram sua base de peso, isto a bem pouco tempo.
... a única palavra da língua portuguesa, cujo plural, é obtido por um "S" no meio: qualquer = quaisquer.
... a Usina de Itaipú, a maior do mundo, gera ¼ da eletricidade do Brasil. Foi erguida com a quantidade de 200 Maracanãs e o aço de 350 Torres Eiffel. Sua barragem tem 196 metros de altura, correspondente a um edifício de 63 andares e custou na época de sua construção 18 bilhões de dólares.
... África, é uma deusa que carrega um chifre em uma das mãos e um chifre na outra.
... Alexandre, O Grande, ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto, por acreditar que a barba e cabelos longos, poderia facilitar a tentativa de uma degola.
... algumas regiões do deserto de Atacama, no Chile, são tão secas que nelas nunca choveu.
... algumas sequóias são as árvores mais altas do planeta, encontradas no oeste dos Estados Unidos, tendo em média 107 metros de altura.
... alho e cebola são oxidante.
... América, foi inspirado no explorador Américo Vespúcio, e para harmonizar com os nomes dos outros continentes, Américo virou América.
... antes de estar associada ao Nazismo, a suástica era um símbolo antigo de boa sorte.
... antes de voltar a Portugal, D.João VI aconselhou o filho que, em caso de rompimento definitivo com Portugal, D.Pedro deveria ficar no Brasil e fundar um novo reino.
... antigamente não havia café na América do Sul; os colonizadores trouxeram os primeiros pés de café em navios, da Europa. Agora, países como a Colômbia e o Brasil, produzem grande parte do café mundial.
... Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, era filho do arquiteto Manuel Lisboa e da escrava Isabel, e foi o precursor da harmonia entre as artes Barroca e Rococó no Brasil.
... ao emprestar sua melhor cadeira para um urso polar; principalmente se o viajante vier do Alaska...já foi encontrado um bichinho desses com cerca de 900Kg.
... após 44 dias de viagem, a esquadra do Capitão-mor Pedro Álvares Cabral, chega ao então Monte Pascoal em 22 de abril de 1500.